21ª EDIÇÃO DA MOSTRA DO FILME LIVRE APRESENTA A SESSÃO SONORAS COM FILMES QUE DIALOGAM COM DIFERENTES TIPOS DE SONORIDADES

Entrada Gratuita

Filmes que dialogam com sons, em variados processos de experimentações fazem parte dos quatro filmes da Sessão Sonora: ‘Pulsão’, de Caco Pontes, ‘Um Dia Legal com os Legais’, de Petter Baiestorf, ‘Buraco de Afundar’, de Tarda, e ‘Ave Marie’, de Paulo Duarte. Os curtas-metragens mostram como os sons estão em associação com a imagem, trazendo sensações e impressões diferenciadas dentro da abordagem cinematográfica.

Sobre os filmes

‘Pulsão’ – obra de audiovisual expandida musical e distópica que integra elementos de ficção científica, multiverso, literatura clássica e spoken word. Livremente inspirada nas obras “A Peste” e “Livro do Revelação”, traz citações dos sete selos do apocalipse, incorporando referências estéticas de videoarte, softwares digitais, imagens de satélites e arquivos. Narração de Elisa Lucinda e música original por Projetonave e Caco Pontes.

‘Um Dia Legal com os Legais’ – Em outubro de 2023 a banda Os Legais entrou em estúdio para a gravação de um álbum novo e Baiestorf fez um registro Cinoise (cinema barulho) da coisa.

‘Buraco de afundar’ – um profundo mergulho no desconhecido. O título é uma tradução literal do termo ‘sinkhole’, um buraco no solo causado pelo colapso de uma superfície, que engole tudo a seu redor. Um mar de emoções e sentimentos que acolhe e gesta sons, palavras, imagens e ações. Infinitas possibilidades de troca e aprendizagem emergiram dessa entrega. Com o passar do tempo, conectamos nossas forças e fragilidades, dores e medos. Buraco de afundar é onde nossas vulnerabilidades se diluem e transbordam.

‘Ave Marie’ – Na pitoresca cidade de Teresópolis três personagens improváveis encontram seus destinos entrelaçados, confrontados com a ascendência implacável da produção farmacopornográfica.