Gestão eficiente, ciência e mobilização coletiva marcam um ano extraordinário de conquistas pela saúde de crianças e adolescentes
Curitiba, 20 de agosto de 2025 – O Complexo Pequeno Príncipe anuncia o lançamento do seu Relatório de Sustentabilidade 2024. O documento mostra como a gestão com foco em melhorias contínuas e a força coletiva de profissionais, doadores, parceiros e apoiadores tornaram possível um ano de grandes resultados na saúde, no ensino e na pesquisa.

Em 2024, foram:
- Mais de 106 mil crianças e adolescentes atendidos;
- 293 transplantes realizados;
- 74 artigos científicos publicados;
- A formação de mais de 2.200 estudantes.
Mesmo diante dos grandes desafios do setor de saúde, o Complexo conseguiu reduzir em quase 40% o déficit na assistência, graças à gestão responsável, à mobilização do poder público e ao apoio de pessoas e empresas comprometidas com a proteção da infância e da adolescência.
O Relatório de Sustentabilidade foi elaborado conforme as normas da Global Reporting Initiative (GRI), reforçando o compromisso institucional com a transparência, a gestão eficiente e o impacto social real.
Para conferir os bastidores, desafios e vitórias desse ano extraordinário basta acessar o link:
Relatório de Sustentabilidade 2024 – Complexo Pequeno Príncipe
Sobre o Complexo
Com sede em Curitiba (PR), o Complexo Pequeno Príncipe atua conforme o conceito Children’s Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo. É formado por três unidades — Hospital Pequeno Príncipe, Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe — que trabalham de forma integrada para promover saúde, educação, pesquisa, além de incentivar a arte, a cultura e a mobilização social.
Tudo isso atendendo à estratégia de valorização da sustentabilidade ambiental da instituição. Desde 2019, o Pequeno Príncipe é participante do Pacto Global e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas.
Em 2024, a unidade de assistência, com mais de um século de história, foi listada como um dos 80 melhores hospitais do mundo no ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek, o que a colocou, pelo quarto ano consecutivo, como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina. Este ano, o Pequeno Príncipe foi reconhecido como Hospital de Excelência pelo Ministério da Saúde que concede a certificação a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos de assistência.
Oferece atendimento com excelência técnico-científica e humanizado, desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atua em 47 especialidades e áreas de atuação em pediatria, com equipes multiprofissionais. Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).
Fundada em 2003, a Faculdades Pequeno Príncipe tornou-se uma das mais importantes instituições dedicadas exclusivamente ao ensino de saúde no Brasil. O Instituto, inaugurado em 2006, teve Edson Arantes do Nascimento – o Pelé – como padrinho, que empresta o nome e prestígio à instituição. A unidade desenvolve pesquisas para descobrir métodos de diagnóstico e cura para doenças complexas.