
O ex-jogador Junior, ídolo do Flamengo e recordista de partidas pelo clube com 876 jogos, esteve na manhã da última quarta-feira (3/8) no Museu da Suderj, no Centro do Rio de Janeiro. A visita fez parte da gravação de um novo episódio do podcast Suderj.Informa, produzido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj).
Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1981 e atualmente comentarista do Grupo Globo, Junior aproveitou a passagem pelo espaço para tirar fotos, autografar camisas e relembrar momentos marcantes da sua trajetória.
“Estive no Museu da Suderj e realmente passou um filme na minha cabeça de 50 anos atrás. Vendo aquelas fotos de nomes importantes do futebol e da imprensa, lembrei da minha estreia como jogador no Maracanã, em 1974. Foi uma viagem no tempo”, disse o ex-jogador.
Ele também destacou a participação no podcast e relembrou o famoso bordão que inspirou o nome da produção.
“Depois da visita, fomos gravar o podcast Suderj.Informa, nome sugestivo já que toda vez que escutávamos o locutor Victório Gutemberg anunciar ‘Suderj Informa’, sabíamos que vinha alguma notícia importante. Foi uma ação muito legal, agradeço pelo convite e pela oportunidade de participar”, afirmou Junior.
Para o presidente da Suderj, Marcos Santos, a presença do “Maestro” reforça a importância da preservação da memória esportiva.
“Receber o Maestro Junior na Suderj é uma honra para todos nós. Ele é história viva do futebol carioca e da seleção brasileira. Obrigado, Junior!”, ressaltou Marcos Santos.
A trajetória do Maestro
Natural de João Pessoa (PB), Junior vestiu a camisa do Flamengo em duas passagens: de 1974 a 1985 e de 1989 a 1993, período em que conquistou os maiores títulos da história do clube. No futebol europeu, atuou no Torino (1984-1987) e no Pescara (1987-1989). Também defendeu a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986.
O Museu da Suderj
O Museu da Suderj guarda peças históricas do esporte, como a placa de inauguração original do Maracanã, uniformes de craques como Pelé, Zico e Gerson, além de itens de atletas olímpicos como Robson Caetano. O espaço ainda reúne as pegadas de grandes nomes que marcaram época.
As visitas ao museu são abertas ao público de segunda a sexta-feira, mediante agendamento. Para marcar, é necessário enviar um e-mail para comunicacao@suderj.rj.gov.br com nome e documentos pessoais (ou CNPJ da instituição), endereço, atividade realizada, objetivo da visita e telefone para contato.