Queijo Mineiro foi destaque no 1º Circuito Gastronômico de Uberlândia

Mundialmente famoso, o queijo mineiro virou o ingrediente principal em dez receitas de chefs no 1º Circuito Gastronômico de Uberlândia. O evento aconteceu nesta última sexta-feira (8), entre 18h e 22h, no estacionamento do Mercado Municipal. A realização é da Prefeitura de Uberlândia, dentro do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.

“Esse evento, o interessante dele é que você consegue unir as pontas, ou seja, os produtores, os chefes de cozinha, a comunidade e o mercado como um todo. A gente utiliza todos os pilares do Novo Agro, desde a produção do queijo artesanal e outros produtos, até o chefe de cozinha fazendo receitas nossas”, comentou a secretária municipal à frente da pasta, Walkiria Naves.

A iguaria já é sucesso até mesmo para quem vem de outras regiões brasileiras, como é o caso do paraibano Thomas Giozza. “Eu acho interessante, porque eu já gosto de comer o queijo. Quando eu vim pra cá (Uberlândia) eu acredito que o que mais aumentou na minha dieta foi justamente o queijo, que agora eu como de manhã, de tarde de noite. Enfim, é bem comum eu comer queijo hoje em dia e não é tão comum assim no Nordeste”, disse.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) esteve presente e viu a iniciativa de dar destaque à iguaria mineira com bons olhos. “A gente fica muito feliz, porque o queijo mineiro hoje representa o Brasil. A gente caminha para todo o país, então a gente fica muito contente em poder promover na cidade de Uberlândia um evento tão grandioso como esse”, disse a presidente da seccional de Uberlândia, Evelyn Tanache.

Além da apresentação de apresentação musical, evento também contou com a homenagem pelo dia Internacional da Mulher à produtora Maria Ieda Paulo de jesus, representando as mulheres do setor.

Primeiro de muitos

Esta será a primeira etapa de um grande circuito de eventos gastronômicos no Mercado Municipal ao longo do ano. Em cada oportunidade, um ingrediente típico da região será trabalhado nas receitas. Já estão confirmadas edições semelhantes valorizando o peixe e o frango caipira. “A gente quer resgatar a gastronomia, marcar Uberlândia como modelo de culinária local, resgatar essa riqueza da cidade”, ressaltou Walkíria Naves.