Foi realizada na manhã desta quinta feira (02) a Campanha Desligue o celular, vacilão! Passarelas e cruzamentos da Barra da Tijuca foram cobertos por placas e faixas alertando do perigo de dirigir e falar ao celular.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8 a cada 10 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no Brasil, no ano passado, são homens e 90% dos acidentes envolveram motociclistas. Além disso, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), apontou que o uso de celular na direção é a terceira maior causa de mortes de trânsito no Brasil. Buscando reduzir cada vez mais as estatísticas.
Com o nome ‘Desligue o celular, vacilão!’, o idealizador do Portal e da Campanha, Júlio Paiva Neto, espera conscientizar aqueles que ainda fazem uso dos dispositivos eletrônicos em pleno trânsito do Rio de Janeiro.
“O que me motivou a criar essa campanha foi um acidente que presenciei em São Conrado. Na ocasião, um motorista, que estava ao celular, bateu em um motociclista que, infelizmente, mesmo após o socorro, foi a óbito. Infelizmente essa prática ficou comum e precisamos fazer algo.
Julio não descarta novas ações em outros pontos do Rio de Janeiro. Mostramos um pouco da importância de respeitar o próximo e a legislação, diz ele. E por falar em Lei, para quem não sabe, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 252, alterado pela Lei 13.281/2006, dirigir segurando ou manuseando celular é uma infração de natureza gravíssima e a penalidade é a multa de R$ 293,47.
Além da multa, o motorista penalizado terá 7 pontos gerados na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Foto: Divulgação