Na última quarta-feira (27/08), uma operação integrada entre as forças de segurança de Goiás e Tocantins resultou na prisão de Ruan Murilo Almeida Silva, conhecido como “Mu”, criminoso de alta periculosidade condenado por diversos crimes violentos contra instituições financeiras no país, na modalidade conhecida como novo cangaço.
A ação foi coordenada pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Goiás (BOPE/PMGO), em conjunto com o BOPE do Tocantins (PMTO), além do apoio da Companhia de Missões Especiais (CME/PMGO) e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO-GO e FICCO-TO).
O criminoso possuía mandado de prisão definitivo por crimes previstos nos artigos 157 e 288 do Código Penal Brasileiro e estava foragido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas (MA) desde 2017. Entre as ações criminosas atribuídas a ele estão assaltos a bancos em diferentes estados:
* Banco do Brasil de Uruçui/MA (2007);
* Banco do Brasil de Água Branca/MA (2009);
* Banco do Bradesco de Formosa da Serra Negra/MA (2009);
* Centro comercial e Banco do Brasil de Baião/PA (2011);
* Banco do Brasil de Buriticupu/MA (2011).
Após intensas diligências e troca de informações entre as forças policiais, o foragido foi localizado e capturado no município de Araguaína/TO.
A Polícia Militar de Goiás reforçou seu compromisso no enfrentamento às organizações criminosas e ressaltou que seguirá firme no combate às ações contra instituições financeiras em todo o território nacional.