O Guarani SOBRE-VIVENTES

É um misto de: ficção; realidade; conto e história, trazendo as personagens do épico romance O Guarany (José de Alencar), para vivência no cenário de uma Teresópolis contemporânea. O texto traz também, importantes fatos históricos como a Estrada de Ferro Therezópolis; o processo de urbanização; questões ambientais relevantes e sobre o rio Paquequer, além do registro do fenômeno natural devastador, que ficou conhecido como “Tragédia 2011”. Esta descrita como um marco histórico narrados alguns fatos e testemunhos reais. Além dos dramas pessoais das personagens, a questão ambiental está muito presente, como crítica à forma desordenada do uso e ocupação do solo, o modelo de urbanização em desalinho com a preservação ambiental, e particulariza a questão do Rio Paquequer.

O livro conta com os prefácios do jornalista; escritor; ambientalista; pesquisador da história de Teresópolis e ex-secretário de cultura, Wanderley Peres. Também prefacia o historiador; pesquisador; médico Dr Jorge Ferradeira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis.

O Guarani SOBRE-VIVENTES, concorreu e aprovou para seleção dos Melhores Projetos das Demais Áreas da Cultura – Lei Paulo Gustavo (LC 195/2022) na Ação 7: Literatura – Edição de Livros.

O LANÇAMENTO acontecerá no dia 06 de janeiro de 2024, em duas edições:

10h, no Quiosque das Lendas – Alameda Iracema S/N, Granja Guarani;

18h, no Sobrado Histórico José Francisco Lippi, Est. Teresópolis Friburgo (RJ 130) KM 15, Venda Nova(3º Distrito), Teresópolis-RJ. Nesta edição haverá shows com artistas teresopolitanos.