O TUM FESTIVAL é um evento pioneiro no estado de Santa Catarina e tem como diferencial a sua conferência que reúne importantes players do mercado musical brasileiro e internacional com o objetivo de capacitar, promover e dar visibilidade para a música catarinense e brasileira, criando oportunidades e pontes como um facilitador de conexões e geração de negócios.
Mas o TUM FESTIVAL não é apenas sobre música. “Tudo Pulsa” é mais do que um tema, é uma declaração de que nossa arte, nossa cultura e nosso planeta estão interligados em uma dança vital – e essa dança está em risco. A cada acorde que ouvimos, a cada som que nos emociona, estamos tocando a última chance de agir, de salvar não só a música, mas o palco em que ela se apresenta: a Terra.
Nesta edição, o festival será realizado no Boulevard 14/32 (Floripa Airport), no CIC – Centro Integrado de Cultura e no Centro Histórico de Florianópolis.
A Programação:
Shows Nacionais:
João Bosco é o grande homenageado do TUM Festival em 2024, sendo nomeado Embaixador do evento. O artista volta a Florianópolis com João Bosco Quarteto: Kiko Freitas, na bateria; Ricardo Silveira, na guitarra; e Guto Wirtti, no baixo, para presentear o público com um show recheado de sucessos. Fernanda Abreu, cantora carioca cheia de swing e simpatia, levará ao Boulevard 14/32 do Floripa Airport seu mais recente show, com sua banda completa. E, pela primeira vez em Santa Catarina, após uma apresentação arrebatadora no Rock’n’Rio, as Suraras do Tapajós, grupo formado só por mulheres indígenas de Alter do Chão, mostrará ao público a força do carimbó e da cultura amazônica. Um final de semana de muita música e diversidade para toda a família.
Na semana seguinte, no dia 7, os pernambucanos Amaro Feitas e Zé Manoel se apresentam juntos celebrando o Clube da Esquina. Amaro Freitas é uma das maiores revelações da música contemporânea, ganhando destaque na imprensa especializada internacional, e Zé Manoel completa a noite com sua interpretação ímpar, com muita técnica e sensibilidade para conduzir um repertório antológico. Dia 8, o lendário Beto Guedes sobe ao palco para comemorar seus 50 anos de carreira, num show imperdível. Já no dia 9, Otto, outro renomado artista de Pernambuco, sobe ao palco do CIC – Centro Integrado de Cultura, para comemorar os 15 anos do álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”.
Conferência
Temas relevantes e atuais colocarão o TUM no centro do debate contemporâneo sobre o mercado da música, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social. Grandes nomes da indústria da música estão confirmados para a edição de 2024.
Cronograma detalhado:
Quinta-feira – dia 08.11 – Cinema do MIS
14h30- Abertura Oficial do Tum Festival
15h- Oficina de Relações Governamentais para o Setor Cultural
Capacitação voltada para profissionais e gestores do setor cultural compreenderem e navegarem pelas dinâmicas do processo legislativo e da estrutura governamental, além de elaborarem estratégias eficazes para o engajamento com autoridades e influenciarem positivamente o processo orçamentário, visando o fortalecimento e sustentabilidade de projetos culturais.
Ministrante:
Lucas Lucchesi
Natural de Porto Alegre/RS, Lucas Lucchesi é Consultor Sênior de Relações Governamentais da Seta Public Affairs, do grupo FSB. É formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Análise Política e Políticas Públicas pelo Instituto de Ciência Política da Unb e MBA em Relações Governamentais pela FGV/DF. Atua há quinze anos na área de relações governamentais, com passagens por diversas consultorias, associações de classe e pelo Governo do Distrito Federal. Possui larga experiência nos mais variados temas como internet e tecnologia, alimentos, tabaco, direitos autorais, apostas esportivas e indústria química.
16h30 – Oficina Conhecendo a PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Nesta oficina vamos falar sobre a Instituição da Política Nacional Aldir Blanc e a importância da lei enquanto política permanente de fomento à cultura. Iremos conhecer a lei, os objetivos, as formas de participação social e como acessar os recursos.
Ministrante:
Priscila Appella
Servidora pública no Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Santa Catarina, com formação em Pedagogia, Administração Pública, Design de Interiores e Artes Cênicas. Sua trajetória profissional abrange desde a sala de aula até a produção cultural, passando por experiências como atriz, fotógrafa e organizadora de eventos. Com uma visão multidisciplinar, dedica-se à promoção de políticas culturais que valorizem a diversidade e a economia criativa.
18h – Sustentabilidade na Economia da Cultura: As Estratégias e Ações de Festivais e Feiras
Convidados: Carlos Badia (Bento Jazz- RS), Dayse Hansa (Festival Bocadim- DF), Fabiana Batistela (SIM-SP) e William Mendonça (Noites Brasileiras e Ecléticos- CE)
Mediação:
Eli Moura (Festival Convida- DF)
Sexta-feira – dia 08.11 – Cinema do MIS
14h30 – Territórios:
Construção do Coletivo e Movimentos Culturais
Convidados: Flávio Testa(Festival Magnólia-SC), Negra Jaque (Galpão Cultural- RS), Flávio Delli (Festival Mova- DF), Fabiana Lian (On Stage Lab-SP) e Melina Delfino (Ministério de Cultura de Santa Fé- Argentina)
Mediação:
Pena Schimidt (SP)
16h – Inteligência Artificial: prós e contras no âmbito da Comunicação e Imprensa
Na era em que influencers são considerados comunicadores e que aplicativos de inteligência artificial podem substituir a criação de conteúdo humano, o que pensam nossos convidados jornalistas sobre o papel das novas tecnologias na comunicação e na imprensa.
Convidados: Lígia Gastaldi (SC), Juarez Fonseca (RS), Leonardo Lichote (RJ), Marcos Espíndola (SC), Marta Schmidt (RS) e Roger Lerina(RS)
Mediação:
Val Becker (Rádio Graviola- RJ)
TUM LAB
Quinta-feira 07.11 — Sala Multimídia-MIS
TUM Lab Apresenta Papo de Artista:
O TUM FESTIVAL é uma jornada única que transcende o convencional, sendo mais do que apenas um evento musical. No epicentro desse ecossistema dinâmico, emerge o TUM LAB, em sua primeira edição, para integrar esse projeto inovador destinado a capacitar e inspirar artistas e bandas. Juntos, esses movimentos formam uma sinergia poderosa que redefine a experiência e o cenário musical.
Sob a coordenação de Max Viana e Ivanna Tolotti, o TUM LAB estará no epicentro do evento, reunindo profissionais da indústria da música como Torcuato Mariano, Fabiana Lian, Thiago Piccoli, Marcelo Fruet, Carlos Badia, Barral Lima, Geovani Bento e o próprio Max Viana. Os artistas inscritos para participarem do evento serão orientados por esses mentores que os ajudarão a nortear suas carreiras.
14h30 — Boas Vindas Tum Lab Papo de Artista com Max Viana
Na abertura do programa de aceleração de carreiras Tum Lab, Max Viana, irá abordar temas como Produção, estratégia de lançamento, formação de plateia e parceiros estratégicos.
Max Viana nasceu no Rio de Janeiro, em 1973. Trocou a faculdade de Economia pelo curso de música no Guitar Institute of Technology, em Los Angeles. A partir de 1998, passou a tocar guitarra na banda de seu pai, Djavan, durante a turnê do álbum “Bicho Solto” ficando na banda até 2009. Em paralelo começou a produzir e lançar discos na sua carreira solo. Trabalhou também no teatro e na TV também, seja compondo e produzindo ou até mesmo criando e conceituando programas, como Só toca top e Te vejo no After, ambos na TV Globo. Compôs em parceria com grandes artistas como Arlindo Cruz, Djavan, e também gravou e fez apresentações ao vivo com nomes como Sandra de Sá, Luciana Mello, Alcione, Caetano, entre outros. Trilhas para a FLATV e para publicidade também estão entre alguns dos trabalhos realizados por Max Viana. Direção artística de alguns festivais também estão no currículo, como o Universo Spanta, no Rio de Janeiro e FIB na Bahia.
15h — Workshop de Aceleração Artística
Nesse workshop você descobrirá as estratégias que gravadoras e grandes empresários usam para transformar novos talentos em astros. Exploraremos como acelerar sua carreira em 6 meses, o que normalmente levaria 10 anos, desde o planejamento estratégico até o marketing eficaz, gestão de carreira e projeção. Aprenda a dominar as plataformas, ampliar sua visibilidade e se destacar no cenário musical com técnicas que realmente funcionam.
Ministrante:
Geovane Bento
Estrategista Musical | Top Voice Linkedin | CEO da NOAR Music Brasil | Coolhunter | Membro da Academia do Grammy Latino | Especialista em Diferenciação Profissional | Autor dos Livros “Construído Estrelas e A Ideia Milionária”. Com mais de três décadas de atuação no mercado musical, Geovane já colaborou com projetos de grandes artistas das principais empresas do ramo como Sony Music, Warner Music, Som Livre, Universal Music, TV Globo, entre outras.
16h30 — Workshop DNA
No workshop DNA ajudaremos vocês a capacitar as Bandas a se tornarem mais completos e preparados artisticamente e musicalmente para o mercado atual, sem perder a identidade principal. Identificaremos os pontos que conectam as bandas ao seu público, aprender a riqueza de um repertório único ao invés de se tornar cópia de outros projetos. E isso inclui a rotina artística entre os integrantes e a busca da linguagem de cada grupo. Uma rotina de ensaios pode mudar totalmente a sonoridade de uma banda e esse pode ser o maior poder que uma banda pode conquistar para superar os maiores obstáculos que o mercado moderno impõem.
Ministrante:
Torcuato Mariano
Produtor musical, Guitarrista, Arranjador que trabalhou com artistas como, Djavan, Gal Costa, Cazuza, Lobão, Johnny Alf, Flávio Venturini. Nos anos 80 participou do Kid Abelha e da Banda Cinema a Dois.
Também foi Diretor Artístico da EMI durante 6 anos, assinando direção artística de álbuns de bandas como Charlie Brown Jr., Legião Urbana, Natiruts, Art Popular, Exaltasamba e muitas outras. Também fez produção musical do The Voice nos seus 12 anos de exibição na Rede Globo.
18h30 — Networking: A Importância das Feiras e Festivais na Construção de Carreiras Musicais
As feiras e festivais de música são muito mais do que vitrines culturais. Esses eventos oferecem um ecossistema vibrante onde artistas, produtores, empresários e agentes encontram oportunidades de estabelecer conexões estratégicas. Esta palestra explora como o networking em festivais pode ser o ponto de virada para uma carreira musical, seja ao expandir contatos, encontrar parceiros de negócios ou acessar mercados internacionais. Com insights sobre as melhores práticas e estratégias eficazes, o participante aprenderá como maximizar sua presença nesses eventos, transformando momentos de encontro em colaborações duradouras e oportunidades concretas de crescimento profissional.
Ministrante:
Barral Lima
Formado em música, compositor, músico e produtor musical, empresário artístico e CEO do Grupo UN MUSIC onde dirige dois selos fonográficos, uma produtora de eventos e audiovisual e uma editora de livros. É co-idealizador dos festivais Palco Ultra, Marte Festival, Hip-hop. Doc, Circuito Instrumental dentre outros. Da MPB ao Rock, do Blues ao Hip-hop, produziu, gravou e acompanhou dezenas de artistas, dentre eles Lô Borges, Toninho Horta, Samuel Rosa, Milton Nascimento, Pepeu Gomes, Roberta Campos, Flávio Venturini, Fernanda Takai, Marku Ribas, Beto Guedes, etc. Produz também a série de Song books mineiros, tendo já lançado a maioria dos compositores do Clube da Esquina e outros artistas mineiros. É idealizador e produtor do projeto “A Música de Minas, 50 anos!”, espetáculo em circulação nacional com os artistas Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini. É sócio fundador da Atma, incubadora e editora dedicada a lançamentos de novos artistas no mercado.