Estatística aponta que fertilidade entre jovens no Brasil pode correr sério risco

Apenas 3,5% de jovens vão ao urologista o que aumenta o risco de doenças ligadas à fertilidade.

Hábito de ir ao especialista é realidade para apenas 3,5% dos brasileiros entre 13 e 17 anos e pode prevenir doenças como a varicocele.

Sabe quando deve ser a primeira consulta com um Urologista? Bem cedo, se possível ainda na pré-adolescência. Isso para que o médico, entre outras coisas, possa avaliar o desenvolvimento dos órgãos reprodutores.

Apesar disso, estudo realizado recentemente pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostrou que apenas 3,5% dos jovens brasileiros entre 13 e 17 anos procuram um urologista. É um número tão alarmante que a SBU criou a campanha #VemProUro, com foco nos adolescentes.

Infelizmente o Urologista ainda é visto como o médico que atende o homem mais velho, que cuida dos problemas relacionados à próstata. Porém, muitas doenças podem surgir na adolescência, como a varicocele, por exemplo. O problema, que é indolor e é causado pela dilatação das veias nos testículos, surge na puberdade e, quanto mais tempo demora a ser tratado, pior é para a produção de espermatozoides.