Brasília – O deputado Zé Trovão (PL-SC) solicitou audiência pública para apresentação da pesquisa “Realidade do Caminhoneiro Autônomo 2025”, que atualiza dados sobre as condições de trabalho, segurança, saúde e remuneração dos transportadores autônomos em todo o País.

Debate busca atualizar diagnóstico sobre a vida dos caminhoneiros autônomos
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (9), às 15h30, audiência pública destinada à apresentação da pesquisa “Realidade do Caminhoneiro Autônomo 2025”, desenvolvida pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA). O pedido para a realização do debate foi apresentado pelo deputado Zé Trovão (PL-SC).
Segundo o parlamentar, o estudo, baseado em entrevistas com mais de dois mil caminhoneiros em 12 estados e 44 pontos de fluxo, oferece um panorama atualizado sobre:
- perfil social da categoria,
- condições de trabalho,
- segurança e saúde,
- remuneração e legislação aplicável.
Os dados, coletados entre junho e agosto de 2025, serão utilizados para subsidiar políticas públicas que fortaleçam e protejam os caminhoneiros autônomos, especialmente no contexto da PEC 51/24, que estabelece condições especiais de trabalho para motoristas de transporte rodoviário de passageiros e cargas.
Para Zé Trovão (PL-SC), a audiência é uma oportunidade de levar ao Congresso Nacional e ao Executivo um retrato realista e atual da categoria, destacando seus desafios cotidianos e a necessidade de aprimoramento das políticas já existentes.
“Nosso objetivo é fornecer subsídios técnicos e sociais que orientem decisões mais eficazes e alinhadas ao que vivem os caminhoneiros autônomos Brasil afora”, afirmou.

