Corinthians e Cruzeiro garantem vaga na final do Brasileirão Feminino A1

Equipes fizeram as duas melhores campanhas respectivamente na primeira fase

Por Bruno Baptista

Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, Cruzeiro e Corinthians irão se enfrentar na grande final. A decisão de 2025 marca um duelo inédito entre as “Cabulosas” e as “Brabas” e será disputada em dois jogos, nos dias 7 e 14 de setembro.

Foto: Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF

Neste ano, as duas equipes se enfrentaram na última rodada, com a equipe do Corinthians vencendo por 4×2 o Cruzeiro. Em março, também se enfrentaram na Supercopa, onde a equipe paulista também venceu a equipe mineira, mas num placar magro: 1 a 0.

O duelo mais recente entre os dois times foi mais equilibrado. Pela Copa do Brasil, a partida foi decidia nos pênaltis, com a classificação do Corinthians por 4 a 2, após empate no tempo regulamentar em 1 a 1.

Como cada uma chegou à final
– Corinthians: As Brabas eliminaram o São Paulo nas semifinais com um desempenho sólido: venceram fora de casa por 2 a 0, na ida, e empataram por 2 a 2 no Canindé, garantindo a classificação com 4 a 2 no agregado. Essa é a nona final consecutiva do time na competição.
– ⁠Cruzeiro: Mesmo sendo derrotadas por 2 a 1 pelo Palmeiras no jogo de volta, as Cabulosas avançaram com o resultado agregado de 4 a 3, após vencerem por 3 a 1 na ida, em Barueri. Essa classificação representa a primeira final do Brasileirão Feminino na história do clube.

Detalhes da final
A final será decidida em dois domingos consecutivos: 7 de setembro (ida) e 14 de setembro (volta). O Cruzeiro terá a vantagem de mandar o jogo de ida em casa, enquanto o Corinthians, com a melhor campanha na fase classificatória, definirá o título em seu próprio estádio (ainda a ser confirmado entre Pacaembu, Canindé ou Neo Química Arena).

O Corinthians busca o sexto título consecutivo, que também seria o sétimo no total da história da competição. O Cruzeiro tenta seu primeiro título nacional feminino, consolidando uma trajetória histórica e colocando o futebol feminino mineiro no cenário de elite brasileiro.

Ambas as equipes já garantiram vagas para a Libertadores Feminina de 2026, amplificando ainda mais a importância da decisão.