Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e será executado pela Novacap. A obra foi licitada e orçada em R$ 7.009.179,71.
Para o presidente da Novacap, Fernando Leite, a obra prevê mais acessibilidade e mobilidade aos servidores e turistas que transitam pela Esplanada. “Haverá a revitalização das calçadas, a instalação de novas placas informativas, a construção de baias para as paradas de ônibus, o plantio de árvores e a instalação de bancos, lixeiras e demais mobiliários urbanos”, informou.
A ação contempla 14 mapas táteis – conjunto de técnicas construtivas para orientar as pessoas com as mais variadas necessidades visuais, a exemplo de pisos táteis, sinalizações conduzindo aos locais, rampas de acesso e placas com gravuras e endereços. Desta maneira, permitem que pessoas com deficiência visual, de baixa visão e mobilidade se movimentem com segurança nas rotas e possam se localizar com mais facilidade.
Além disso, os espaços de lazer entre os ministérios e pontos de ônibus na Esplanada serão destacados com o plantio de árvores na cor amarela, que funcionará como marcação para as paradas de ônibus. O objetivo é introduzir mais vegetação no percurso, para fortalecer a identidade dos espaços públicos centrais de Brasília com paisagismo.
*Com informações da Novacap