Circuito de Festejos Juninos leva cultura nordestina a Samambaia e Paranoá

As duas localidades receberam milhares de visitantes, com uma participação estimada em 45 mil pessoas no último fim de semana
O Distrito Federal foi palco de um fim de semana de celebração à cultura nordestina nos dias 12, 13 e 14 de julho, durante o Circuito de Festejos Juninos. Samambaia e Paranoá receberam milhares de visitantes, com uma participação estimada em 45 mil pessoas, que compareceram ao estacionamento da Administração Regional do Paranoá e ao estacionamento da Castelo Forte, em Samambaia.
Joyce Branco, moradora de Samambaia, compartilhou sua alegria com a experiência. “Achei incrível! Minha filha se divertiu muito, foi uma noite inesquecível para toda a família”, disse.
Já Márcio Assis, que compareceu ao evento no Paranoá, ficou impressionado com o nível das apresentações. “As quadrilhas são espetaculares. A energia e a dedicação dos dançarinos são realmente inspiradoras”, comentou.
Para o Secretário de Cultura e Economia Criativa, a ampla participação do público mostra a valorização da cultura nordestina. “Este final de semana, tivemos êxito em mais etapas do Circuito de Festejos Juninos, realizadas no Paranoá e em Samambaia. Nós, da Secretaria de Cultura, ficamos muito satisfeitos em promover a cultura nordestina e possibilitar o acesso à população do DF e do Entorno a uma programação de qualidade e gratuita”, afirmou.
Além das tradicionais quadrilhas juninas, o evento ofereceu uma programação diversificada, incluindo apresentações de bandas e músicos locais, danças e culinária típicas.
Estrutura do Circuito
O evento deste ano marca o 24º Circuito de Quadrilhas Juninas, uma jornada que já passou por diversas regiões do Distrito Federal, incluindo Ceilândia, Recanto das Emas, Cruzeiro, Sobradinho, São Sebastião, Planaltina e Gama. Com um total de 38 apresentações previstas em dez regiões administrativas, o Circuito de Festejos Juninos inclui os renomados festivais como o Gonzagão.
O Gonzagão de Quadrilhas Juninas classificou dez grupos para a grande final. Já o LINQDFE, contou com sete quadrilhas no grupo de acesso (2ª divisão) e quinze no grupo especial (1ª divisão). Nenhuma quadrilha é eliminada durante as quatro etapas, e a pontuação acumulada define a campeã. Todos os eventos têm entrada gratuita, com o intuito de promover a cultura e a tradição nordestina para um público diversificado.
A campeã do 24º Circuito de Quadrilhas Juninas representará Brasília no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas, que acontecerá no final de julho.
Veja o resultado completo das classificatórias no Paranoá e em Samambaia.
Resultados das Classificatórias
Paranoá – Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQDFE)
 
Grupo de Acesso:
1 – Tico-Tico no Fubá
2 – Vai Mas Não Vai
3 – Espalha Brasa
Prêmios Especiais:
Melhor Marcador: Tico-Tico no Fubá
Melhor Casal de Noivos: Tico-Tico no Fubá
Grupo Especial:
1 – Arroxa o Nó
2 – Ribuliço
3 – Formiga da Roça
Prêmios Especiais:
Melhor Marcador: Arroxa o Nó
Melhor Casal de Noivos: Formiga da Roça
Samambaia – Gonzagão de Quadrilhas Juninas
 
Melhor Quadrilha:
1 – Pau Melado
2 – Arrasta Pé
3 – Arcanjos do Cerrado
Prêmios Especiais:
Melhor Casal de Noivos: Pau Melado
Melhor Marcador: Pau Melado
Próximas Etapas do Circuito:
3ª Etapa – Samambaia – 19, 20 e 21/07- (FEQUAJU)
Estacionamento da Castelo Forte (QR 302 Conjunto 8 – Samambaia)
4ª Etapa – Taguatinga – 19, 20 e 21/07 (LINK DFE)
Estacionamento Do Estádio Serejão (Centro Metropolitano – Taguatinga)
4ª Etapa – Ceilândia – 26, 27 e 28/07 (FEQUAJU)
Praça Do Trabalhador (St. M QNM 13 – Ceilândia)