Em uma iniciativa iniciada e de grande impacto para a segurança da população, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) uniram forças para implementar um Programa de Fiscalização Intensivo no interior do estado. A parceria inédita, que também envolve prefeituras locais, tem como principal objetivo combater o exercício ilegal das profissões de arquitetura e engenharia, promovendo maior rigor nas obras e reformas.
O programa, previsto para começar em janeiro de 2025, marca uma nova era de fiscalização conjunta entre os Conselhos. A visa iniciativa garante que apenas profissionais devidamente selecionados e registrados nos seguintes Conselhos sejam responsáveis por projetos de construção e reforma, promovendo, assim, mais segurança nas obras e precisão o
O anúncio oficial será realizado em uma Sessão Solene no dia 16 de dezembro, às 10h, no Palácio Tiradentes, em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista, realizado em 15 de dezembro. Durante o evento, serão apresentados os detalhes da operação, que conta com a adesão de 10 municípios: Duque de Caxias, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Três Rios, Areal, Campos dos Goytacazes, Paraíba do Sul, Niterói, Magé e Cardoso de Moreira.
“Chega de leigos se passa por arquitetos, arquitetos e urbanistas. Esse basta é extensivo aos engenheiros também. Os Conselhos e as prefeituras estão unidos contra o exercício ilegal das profissões. Nossas obrigações é preservar vidas”, afirmou Sydnei Menezes, presidente do CAU/ RJ.(Foto)
A iniciativa também conta com o apoio das prefeituras que possuem parcerias cooperativas assinadas com o CAU/RJ. O esforço reflete o compromisso das entidades em proteger a integridade das edificações e, acima de tudo, a segurança da população do estado do Rio de Janeiro.
Além de prevenir acidentes e preservar vidas, o programa fortalece a valorização dos profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, reforçando a importância de uma formação sólida e regulamentada. A colaboração entre Conselhos e prefeituras demonstra que a união de forças é essencial para enfrentar desafios comuns e garantir o cumprimento das leis.
O Programa de Fiscalização Intensivo promete tornar um marco na luta contra a informalidade nas profissões e um exemplo a ser seguido em outras regiões do Brasil.