Não há como pensar em qualidade de vida sem refletir sobre o papel essencial da arquitetura e do urbanismo em nossa rotina. Esses dois campos impactam diretamente na forma como vivemos, nos deslocamos, trabalhamos e nos relacionamos com o ambiente ao nosso redor. E é com esse olhar que os palcos EGOV e Sociedade 5.0, do Rio Innovation Week, darão protagonismo à profissão entre os dias 12 e 15 de agosto, no Armazém 3 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro.
Sob curadoria da arquiteta e urbanista Michelle Beatrice, vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), os painéis vão debater temas urgentes e relevantes que atravessam as cidades e a vida das pessoas — da saúde pública à habitação social, da mobilidade urbana à sustentabilidade, passando pelas políticas públicas e pela inovação.
“Falar de Sociedade 5.0 sem falar de arquitetura e urbanismo é ignorar aquilo que mais importa: o ser humano”, afirma Michelle, que participará do painel “Arquitetura Humanizada e o Futuro do Cuidado na Gestão Pública”, ao lado de representantes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Na ocasião, será firmada uma parceria entre o CAU/RJ e a secretaria, com o objetivo de usar a arquitetura como ferramenta para promover saúde e bem-estar à população.
Outro destaque será o painel “Cultura, Território e a Potência dos Invisíveis”, comandado por Sydnei Menezes, presidente do CAU/RJ, dentro do palco Sociedade 5.0. A apresentação trará à tona o programa CAU/RJ Favela, que atua em comunidades do estado com foco na valorização do território, no direito à cidade e na promoção de soluções práticas para os desafios cotidianos das periferias.
“O CAU/RJ Favela é um movimento que objetiva levar o arquiteto, arquiteta e urbanista para as comunidades. A arquitetura e o urbanismo são direitos de todos. Precisamos deixar de lado apenas o discurso e agir para garantir políticas públicas que cheguem a quem mais precisa”, pontua Menezes.
Para Michelle Beatrice, curadora dos palcos há quatro anos, a presença ativa da arquitetura no Rio Innovation Week é um passo fundamental para ampliar o reconhecimento da profissão como vetor de transformação social.
“É preciso dar visibilidade à atuação dos arquitetos, arquitetas e urbanistas como agentes de transformação social, evidenciando que construir o futuro passa, necessariamente, por repensar os espaços e os modos de habitar”, conclui.
Serviço:
Evento: Rio Innovation Week
Data: 12 a 15 de agosto
Local: Pier Mauá – Armazém 3, Rio de Janeiro
Destaques:
Palco EGOV e Sociedade 5.0 com foco em arquitetura e urbanismo
Painel “Arquitetura Humanizada e o Futuro do Cuidado na Gestão Pública”
Painel “Cultura, Território e a Potência dos Invisíveis”
Curadoria: Michelle Beatrice (CAU/RJ)
Mais informações: [www.rioinnovationweek.com.br](http://www.rioinnovationweek.com.br)