O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), afirmou nesta terça-feira (5) que, caso tenha a oportunidade, irá colocar em votação o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. A proposta pode alcançar nomes como o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve prisão domiciliar decretada na segunda-feira (4) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
“Se o presidente Hugo Motta se ausentar do país, eu irei pautar a anistia”, declarou Altineu durante entrevista coletiva organizada pela oposição no Congresso Nacional.
A fala do parlamentar acontece em meio a articulações intensas entre lideranças do PL e representantes de outras siglas de oposição ao governo Lula. A estratégia, discutida na manhã desta terça, prevê uma paralisação total dos trabalhos da Câmara dos Deputados, com início imediato. Participaram das conversas dirigentes do Republicanos, Progressistas, União Brasil e Novo.
A intenção do grupo é ocupar o plenário da Casa e impedir a realização das sessões, como forma de pressionar o governo e o comando do Congresso a atender pautas consideradas prioritárias pela oposição. Segundo um dos líderes envolvidos, a ocupação deve seguir por tempo indeterminado.
Além disso, circula nos bastidores do Congresso a informação de que os presidentes dessas legendas estão próximos de anunciar oficialmente oposição ao governo federal — mesmo sendo responsáveis atualmente por oito ministérios dentro da Esplanada.