TERÊ TEM TREM – Teresópolis nos trilhos. Da estação ‘lembrança’ para a estação ‘futuro’

Obras Literárias – lançamento duplo – em Teresópolis dia 25/10/2024.

Teresópolis a cidade que nasceu para ser capital e a ferrovia que nasceu para levar a cidade a ser capital. Irmãs siamesas a tempos separadas e o sonho do reencontro. A obra é mais que um registro do período glorioso da Estrada de Ferro Therezópolis; traz as influências sociais, econômicas e culturais. Histórias ambientadas nos vagões do ‘trem de serra’. O processo de urbanização; questões ambientais relevantes e a perspectiva do mais moderno modal movido a hidrogênio, voltar a subir a serra, trazendo progresso e mobilidade para a região. TERÊ TEM TREM, desvenda o modal ferroviário para além de um ‘enfeite turístico’, como o mais eficiente e econômico modal de cargas e passageiros para o futuro da cidade. Em 110 páginas, embarcados nos vagões, partindo da ‘Estação lembrança’ com destino a ‘Estação futuro. ’

O Pecado das ARTES.

 A Arte é um sistema de comunicação usada para registros, documentos e representação de fatos e momentos, inclusive religiosos. Seria também a arte um elemento aceitável no culto ao divino? Essa obra, em 128 páginas de fácil leitura, traz relatos da artes, manifestações e elementos artísticos, no contexto bíblico e os movimentos da arte na história. Destacando a interferência na religiosidade judaica e cristã. Para além disso, contextualiza com as vivencias da prática artística, nos mais diversos elementos da arte – teatro, dança, música, imagens e literatura – do autor. Analisa os comportamentos litúrgicos da atualidade, onde a arte tem ocupado grande espaço nas liturgias.

O Guarany SOBRE-VIVENTES. (Reapresentação)

Obra lançada em 2023, contemplada na Chamada Pública nº 05/2023 – Lei Paulo Gustavo – em Teresópolis. Ambienta as personagens do épico romance de José de Alencar, na contemporaneidade e registra o maior fenômeno natural de 2011, como fato histórico. Apresenta questões urbanísticas de uso e ocupação do solo desordenados e outras questões ambientais, como a preocupação para a recuperação e conservação do Rio Paquequer.

Sobre o Autor:

Mr Jesse De Jesus é teresopolitano, autor de outros quatro títulos publicados, com destaque para O Guarany SOBRE-VIVENTES, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, em Teresópolis no ano de 2023. É Administrador e Controller, Bacharel em Teologia. Especialista em Docência do Ensino Superior; Geoprocessamento; Gestão das Águas e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos do Brasil.

Serviço:

Lançamento duplo das obras, será no dia 25 de outubro de 2024, das 17h às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, Pç Juscelino Kubitscheck – s/n, R. Tietê – Nossa Sra. de Fatima, Teresópolis – RJ.