Juliana Rast, uma brasileira que mora em Las Vegas, é empresária e influenciadora digital, conhecida como “Rainha de Vegas” tem um cão de serviço, a Maya Rast, que é um dos cachorros mais bem treinados dos EUA e viaja ela pelo mundo inteiro.
Os cães de serviço tem, no mundo, prévia autorização para acompanhar seus donos em hotéis, restaurantes, bancos, shoppings e demais locais públicos e privados.
No Rio de Janeiro, inclusive, há uma lei estadual que determina a aceitação de cães guias e de serviço em todos esses locais.
No mês de abril, no entanto, Maya teve sua entrada barrada, num hotel na Barra da Tijuca, apesar de Juliana apresentar toda a documentação de Maya e explicar que ela é um cão de serviço, altamente treinado.
Nada adiantou. Ignorando a lei vigente, o gerente simplesmente alegou, que Maya não poderia entrar por ser um “cachorro de grande porte”.
Minutos depois, Juliana dirigiu -se para outro hotel, no mesmo bairro, e lá sim, ela e Maya foram bem acolhidas e ganharam até presentes.
O QUE É UM CÃO DE SERVIÇO
Maya é um cão de serviço, que é diferente de cães guias, pois um cão de serviço tem treinamentos mais específicos.
No caso da Maya, ela foi formada em uma academia para cães de serviço em Las Vegas, especialmente treinada para cuidar de sua dona, Juliana Rast, que sofre de síndrome do pânico e outros pequenos problemas de saúde, que exigem a constante companhia de alguém confiável e treinado para reconhecer o momento certo de agir.
Por se tratar de uma real necessidade, Maya viaja o mundo inteiro acompanhando Juliana.
Juliana coleciona fotos de viagens e momentos únicos vividos ao lado de Maya, porém, nem tudo são flores…
Infelizmente, em alguns locais, (principalmente no Brasil) Maya é barrada devido à falta de informação, mesmo tendo documentos de identificação como cão de serviço.