Mais de 100 mil pessoas já foram imunizadas

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Para atender o grupo, além dos dois pontos de drive-thru, há, ainda, as 30 UBSs que já ofereciam o serviço, a policlínica do Lago Sul e as quadras poliesportivas do Paranoá e Itapoã | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Quem tem 79 anos ou mais poderá se vacinar contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (9), no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde ampliou a vacinação para a população nesta faixa etária, cujo número esperado é de 6.170 pessoas. A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do DF, na tarde desta segunda-feira (8).

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, esclarece que “o comitê deliberou quanto à necessidade de se ampliar a faixa de idosos a serem vacinados, uma vez que esse público tem uma probabilidade maior de ser acometido pela forma mais grave da doença além da taxa de óbitos ser mais elevada”.

Para atender o grupo, serão reabertos dois pontos de drive-thru – no Parque da Cidade, estacionamento 13, e no Shopping Iguatemi. Eles se juntam às 30 unidades básicas de saúde que já ofereciam o serviço, à policlínica do Lago Sul e às quadras poliesportivas do Paranoá e Itapoã. O drive-thru da Unieuro também não foi desativado e funcionará normalmente.

Os drive-thrus funcionarão das 9h às 17h e as demais salas de vacina das 8h às 17h. Veja todos os pontos de vacinação aqui.

CoronaVac

A pasta previa abrir a vacinação, nesta semana, para pessoas com 75 anos ou mais. No entanto, não recebeu um quantitativo de doses da vacina CoronaVac suficiente para atender à população dessas faixas etárias, estimada em mais de 38 mil pessoas. O Ministério da Saúde enviou 37,4 mil doses da CoronaVac no último domingo (7), e metade desse estoque será reservado para aplicação da segunda dose. Além disso, 5% da remessa fica estocada para suprir eventuais perdas.

Desta forma, continuam sendo vacinados profissionais da área de saúde da linha de frente, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados, indígenas, pacientes de AD2 e AD3 e cuidadores – 1 por paciente -, e servidores da rede pública).

101.133 pessoasjá haviam sido vacinadas com a primeira dose das vacinas CoronaVac e Covishield, até as 19h desta segunda-feira, no DF

Balanço

Até as 19h desta segunda-feira, o DF já havia vacinado 101.133 pessoas com a primeira dose das vacinas CoronaVac e Covishield. A aplicação da segunda dose começou nesta segunda-feira (8) e, até o momento, 466 pessoas foram vacinadas.

A Região de Saúde Central foi a que mais aplicou a primeira e segunda doses do imunizante. Ao todo, 38.657 pessoas receberam a primeira dose e 135 foram imunizadas com a segunda dose. O balanço completo pode ser acessado aqui.

O Distrito Federal já recebeu 162.560 doses da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac – e 41,5 mil doses da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Cerca de 5% das doses das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas. A vacina CoronaVac tem intervalo de aplicação das doses entre 14 e 28 dias. Devido a isso, metade das doses recebidas são reservadas para a segunda aplicação. Já com a vacina Covishield, esse intervalo é de até 90 dias.

*Com informações da Secretaria de Saúde

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON