Em entrevista, deputado Professor Joziel (PSL/RJ), garante compromisso pelo desenvolvimento do Brasil

O parlamentar, que defende que a sociedade reflita mais sobre os problemas do país, também falou sobre liberdade religiosa, educação e meio ambiente

Nesta semana, o deputado federal Professor Joziel (PSL/RJ) concedeu entrevista ao programa Palavra Aberta, da TV Câmara, e falou sobre as perspectivas do mandato. Ao ser questionado por ser dos mesmos partido e estado do presidente da República, Jair Bolsonaro, ele foi enfático ao afirmar que o momento é de convergência. “Assim como o presidente, o nosso trabalho é pelo desenvolvimento do Brasil. Todas as propostas traçam o que queremos: um ordenamento nacional”, garantiu.

Formado em Teologia e Pastor evangélico, professor Joziel falou sobre liberdade religiosa e rechaçou qualquer tipo de extremismo ligado à fé. “Dentro das vertentes do comportamento humano, que são diferenciadas, a teologia não vem como um mecanismo impositor, mas conciliador de pensamento. A sociedade é multiplural e precisa se entender. E esse entendimento vem de uma expressão básica que todo mundo conhece: Pai nosso e pão nosso. Fazemos parte do mesmo pão, porque somos filhos do mesmo Pai,” observou.

Especialista em meio ambiente, Professor Joziel aproveitou para dar destaque às suas principais atuações na Câmara dos Deputados, como as questões ambiental e educacional. Para ele, a sociedade trata hoje muito mais dos efeitos do que das causas. O parlamentar acredita que a sociedade civil e os governantes tratassem essas causas com visão preventiva, certamente o Brasil sofreria menos impacto negativo.

Ainda de acordo com o deputado federal, o Brasil paga um preço muito caro porque não priorizou o mais importante, como a educação. “Não existe nenhum país desenvolvido que não tenha concomitante um nível alto de educação. Então, educação é projeto para libertar o cidadão. Uma sociedade inteligente reflete e o fenômeno educativo começa no lar,” disse.

Professor Joziel finalizou a entrevista falando das questões principais do Brasil, que, na sua visão, tem tendências e vocações ambientais com amplitude e é naturalmente rico. “A questão ambiental merece atenção. A educação ambiental é urgente em nosso país. Quero discutir sustentabilidade nesse parlamento como nunca foi discutida. Precisamos urgentemente trazer para dentro das decisões do nosso país e das nossas casas discussões como a geração de energia renovável e limpa, do reaproveitamento da água, entre outros. Por que até quando ainda vamos ver pessoas lavando calçada com água potável, por exemplo?”, questionou.

Tatiana Soares

Deixe uma resposta