Câmara Legislativa debate pela primeira vez condições de trabalho dos servidores da Casa

 

Encontro inédito teve como objetivo principal buscar mais qualidade de vida para os trabalhadores da CLDF e combater o assédio moral, emocional e financeiro

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal debateu nessa segunda (18/2), em audiência pública, as condições de trabalho e qualidade de vida dos servidores da Casa. O encontro inédito foi proposto pelo deputado distrital estreante João Cardoso (Avante), que ocupou o cargo de secretário executivo no órgão antes de ser eleito deputado.

De acordo com João Cardoso, que também foi eleito Terceiro Secretário da Mesa Diretora da CLDF, o debate é importante para buscar melhorias nas condições de trabalho para que os servidores possam desempenhar bem suas atribuições e, assim,  poder prestar um serviço de qualidade para a população do DF.

“Esse é um compromisso que eu fiz com os servidores antes mesmo de entrar na Casa porque eu vejo os servidores de carreira da CLDF como os verdadeiros guardiões desta Casa de Leis. Nós, que estamos ocupando o cargo de deputado, apenas passamos por ali. Mas eles não. Os servidores públicos da CLDF, além de ter sua missão de servir, são técnicos altamente habilitados e que passaram por um concurso concorrido, ou seja, são pessoas de excelência“, comenta.

“Eu respeito muito os servidores da CLDF e espero que eles também sejam respeitados no trabalho. Nós vamos elaborar um relatório dessa audiência e levar à Mesa Diretora para colocarmos em discussão tudo aquilo que foi colocado pelos servidores, sindicato e associações”, afirma o deputado.

Dentre as principais reivindicações da categoria estão a atualização do plano de cargos e salários, instituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), nomeação de concursados, reforma administrativa (cumprimento de cargos correspondentes às funções exercidas) e combate ao assédio moral, emocional e financeiro.

Sindical

O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF (Sindical), Jeizon Allen Silverio Lopes, aprovou a iniciativa, que envolve mais de mil cargos efetivos existentes. A expectativa da entidade é que os parlamentares sejam sensibilizados pelas reivindicações da categoria e que voltem a debater o assunto de forma eficaz. 

“Esperamos que os demais membros da Mesa Diretora tenham uma postura pelo menos parecida com a postura do deputado João Cardoso. Nós vamos oficiar todos os demais membros da Mesa Diretora com as nossas pautas de reivindicações e requerer um momento para explicá-las de uma forma tecnicamente correta”.

“Esperamos que todos os 24 deputados saibam que as necessidades do sindicato, na verdade, são as necessidades da sociedade porque são os trabalhadores da CLDF que conseguem dar estrutura para que o mandato parlamentar e as funções da CLDF sejam desempenhadas da melhor forma possível. E isso é fundamental para que a gente possa evoluir na nossa democracia.”, acrescenta Jeizon.

Link TV CLDF: https://www.youtube.com/watch?v=i1D82g1jwRs

Fonte: Clarice Gulyas
Assessora de Imprensa do deputado João Cardoso