Ambulatório de pneumologia do Hran está reformado

Local é referência no tratamento de pessoas com covid-19

AGÊNCIA BRASÍLIA * I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON
O Hran é referência no atendimento a pacientes acometidos pelo novo coronavírus e também se tornou referência nos atendimentos a pacientes com sequelas que impactam diretamente nos pulmões  | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde

O ambulatório de pneumologia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) foi reformado. Diversos locais da unidade que é referência no tratamento da covid-19 foram reformados por meio de uma doação do Instituto Brasal. A iniciativa da empresa ocorre num momento importante de união e esforços para o enfrentamento a covid-19.

A reforma do espaço se tornou prioritária para assegurar o atendimento adequado a esses pacientes

Atualmente, a unidade de pneumologia tem 28 leitos de internação e está diretamente ligada à assistência ao paciente portador da covid-19. Até o momento, sete ambientes do ambulatório foram totalmente revitalizados. Um deles, e o mais importante, é a sala de procedimentos, onde são feitos exames importantes, como:

– biopsia pleuroscopia;
– pleuroscopia, que é a visualização da pleura, uma membrana que recobre os pulmões através de um aparelho de vídeo semelhante ao endoscópio – que faz endoscopias digestivas;
– broncoscopia, que é um exame que permite a visualização das vias aéreas (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia e brônquios) com auxílio de um broncoscópio;
– toracocentese, um procedimento indicado para investigar a causa do acúmulo de líquidos no espaço pleural;
– toracoscopia ou videotoracoscopia, que é uma técnica cirúrgica que permite visualizar diretamente o interior da caixa torácica, inspecionando os pulmões e outros órgãos do seu interior;
– pletismografia, que é um teste de função pulmonar usado para avaliar os volumes pulmonares, de uma forma mais detalhada que a espirometria. A medida desses volumes fornece informações essenciais para a caracterização dos distúrbios presentes nas doenças respiratórias.

“Esses apoios refletem o comprometimento e a disposição da Brasal e de seus colaboradores em buscar o bem coletivo. Essa postura nos une e nos diferencia”, comenta Luciano Chagas, executivo da Brasal Veículos.

O Hran é referência no atendimento a pacientes acometidos pelo novo coronavírus e também se tornou referência nos atendimentos a pacientes com sequelas que impactam diretamente nos pulmões. Dessa forma, a demanda pelos serviços da pneumologia da unidade aumentou bastante. Em consequência, a reforma do espaço se tornou prioritária para assegurar o atendimento adequado a esses pacientes.

O médico Paulo Feitosa, chefe da Pneumologia do Hran, afirma que a revitalização desses espaços impacta positivamente no atendimento à população. “É com o coração aberto e cheio de carinho que toda a equipe agradece ao Instituto Brasal pelo reconhecimento do trabalho que é executado aqui. Quando a equipe tem um ambiente agradável para trabalhar, os profissionais se sentem recompensados e isso reflete diretamente na qualidade do atendimento que é oferecido ao paciente”, comenta.

A escala de doações da Brasal é definida de acordo com a necessidade indicada pelos especialistas em suas respectivas áreas. Assim, já foram realizadas doações de equipamentos hospitalares, cestas de alimentação, celulares para agilizar o processo e controle de dados da vacinação em Brasília.

“A valorização do indivíduo é parte de nossa essência, assim como o exercício da empatia. É gratificante podermos retribuir o empenho da equipe da saúde. Com essas ações, mantemos todos unidos em prol de um futuro promissor”, diz Rita Viana, presidente.

* Com informações da Secretaria de Saúde